Nossas Atividades

A AFADEFI, presta apoio e suporte à pessoa com deficiência física para integrá-la à sociedade e ao mercado de trabalho. Sendo que, nossa maior bandeira consiste na busca pela igualdade de direitos, igualdade de oportunidades e combate à discriminação e ao preconceito das pessoas com deficiência. Representando seus associados perante a sociedade, órgãos públicos e privados, buscando recursos e ações que visem a melhoria de suas condições de vida e à manutenção das atividades da entidade. Concomitante a essas ações, a AFADEFI, apresenta incentivo e patrocínio a atletas com deficiência física. Temos uma equipe campeã de basquete de cadeiras de rodas, atletas de bocha paralimpica, atletismo, tênis de mesa entre outras. Em todas essas modalidades temos atletas campeões brasileiros.

• ASSISTÊNCIA SOCIAL: Acolhimento social, acompanhamento familiar, encaminhamentos para rede municipal como CRAS, CREAS, CAPS AD, CAPS II, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Saúde e encaminhamentos fora do município, como por exemplo ao hospital especializado no atendimento às pessoas com deficiência da Rede Sarah (na cidade de Brasília – DF), visitas domiciliares, empréstimos de equipamentos terapêuticos (Cadeira de rodas, muletas, andadores, bota ortopédica, cadeira de banho, etc). Participação nos órgãos de controle social municipal por meio dos conselhos municipais. Confecção de carteiras de passe livre intermunicipal e interestadual. Onde são desenvolvidas atividades recreativas e de lazer, tais como, festas em comemoração ao dia da criança, natal, passeios em parques temáticos bem como a realização de palestras com os associados, buscando atingir o objetivo socializador e de integração social da entidade. A AFADEFI também promoveu Campanhas do agasalho e distribuição das roupas arrecadadas às famílias em condições hipossuficientes e em estado de vulnerabilidade social.

• FISIOTERAPIA: Atendimento de fisioterapia na área de Fisioterapia Neuro Funcional na criança e no adulto. Tendo como objetivos: a melhora da força muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação; incremento da capacidade cardiovascular; prevenção de complicações (deformidades, escaras de decúbito, pneumonias, higiene pessoal, etc.); melhora da capacidade físico-funcional; minimização das sequelas sensório motoras, elevação da autoestima e promoção da autonomia nas atividades de vida diária.

• PSICOLOGIA: Trabalhar aspectos afetivos e familiares da pessoa com deficiência e seus familiares, tendo como objetivo desenvolver e construir vínculo com os pacientes, com a finalidade de atingir o desenvolvimento global, social, emocional, psicomotor e psicopedagógico, assim como a atenção, concentração e linguagem. Os atendimentos com os pacientes e familiares buscam melhorar os laços afetivos e a autonomia da pessoa com deficiência.

• ATENDIMENTO JURÍDICO: Gratuito de orientação aos associados e seus familiares, nos ramos do Direito Previdenciário voltados às pessoas com deficiência, área trabalhista, cível e de família. Encaminhamento e agendamento junto ao INSS para a obtenção de benefícios, tais como BPC – benefício de prestação continuada à pessoa com deficiência, aposentadoria especial, auxílio-doença, entre outros, além do patrocínio de demandas judiciais para resguardar e assegurar os direitos das pessoas com deficiência.